Os Super Gorrila uniram-se para extrapolar a ideia de arte institucionalizada criada por especialistas para uma fracção muito específica da sociedade.

Através de desvios à retórica quotidiana urbana e de incursões nos diversos mecanismos de representação, os Super Gorrila apropriaram-se do conceito de marketing viral, para estruturar as suas intervenções artísticas, apontando para um espaço social mais alargado e diverso, interrompendo percursos despreocupados com apontamentos cuidados e acutilantes criando o rumor de um novo produto ou serviço, neste caso especifico, Arte.

Uma Arte que procura o encontro, a comunicação e a partilha, que pesquisa variações formais do existente para reinventar, reintroduzir e re-apresentar o mundo ao mundo. Fazer igual mas de outra maneira.

SUPER GORRILA a obrar desde 2009.

supergorrilas@gmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Desenhar o Pensamento




A Arte não é sobre grandes gestos ou grandes acções mas sim sobre uma infinidade de pequenas acções apontadas cirurgicamente, como setas directas aos assuntos, que marcam a sua capacidade política de criar uma espécie de filtragem das raízes culturais através de formas e estruturas existentes na sociedade. Não substitui, reinventa e permite habitar o mundo de outra forma. Em rigor não há criatividade, existem variações de um fluxo de formas que estão enraizadas sob a configuração de signos e o artista é o mediador dessas formas. Ele produz coisas que se inscrevem no real, que participa nos seus movimentos de transformação. São inserções nas fontes do real em estado bruto, em estado puro.O artista é um habitante de todas as casas do mundo e cria dispositivos de habitação dentro do próprio mundo.


Desenhos com identidade Super Gorrila.


3 comentários:

  1. desconfio que arte é um termo que se banalizou e cada um lhe dá definição a seu jeito...por exemplo: se eu mijar para cima de um cão enquanto leio um poema intitulado "A Queda" e informar os individuos que me rodeiam que o objectivo dessa acção é inverter uma acção do quotidiano para abrir espaço à reflexão, será então, que estou a fazer arte ou simplesmente a informar que os cães mijam-nos em cima??....

    ResponderExcluir
  2. gostei do comentario em cima loo0l...

    gostei do post...

    Arte é tudo e tudo é arte...portanto acho k a nha visão é mais simples, mais ampla, mais correcta (já k abranje tudo) e já k não tenhu bagagem cultural para ter uma definição concreta do k é arte. Só sei k Arte é uma palavra singular, do genero feminino e que provavelmente pode.se formar 25 novas 'especies' de palavras a partir desta palavra, com as letras k ela contem :P

    Portanto... é isso.
    se estiver errada...é normal, mas tem o seu charme.

    Props' Rafael'z

    ResponderExcluir
  3. Não podemos olhar para algo com a simples percepção redutora do “ ou é ou não é”. Entre afirmar que apenas um significado poderia ser atribuído a qualquer palavra, a qualquer obra de arte, e a total ausência de significado seria possível, existe apenas uma diferença de grau, não de intenção, e de facto uma afirmação procede frequentemente da outra.

    Experiência: urinar em locais públicos durante 30 dias, 1 vez por dia (pelo menos).
    Registou-se que em dezasseis vezes nada aconteceu, em cinco delas foi considerado falta de educação, duas como protesto político, quatro como atentado ao pudor, duas como convite sexual e uma, como performance artística.

    Teorismo, anti-teoria, moda, anti-formalismo, exigência sociopolítica, assimbologia, são forças que fecham a análise crítica de qualquer objecto dentro dos seus próprios princípios catalogadores. Deixa de haver espaço para novos significados apareçam. Não importa qual o modelo de analise que usamos mas a visão inovadora a que chegamos partindo do conhecimento profundo do objecto e do seu contexto.

    ResponderExcluir